Gestão Financeira Empresarial - Importância da Gestão Financeiras

A gestão financeira empresarial aborda o capital de giro da empresa. que inclui questões como a gestão de caixa, gestão de inventário, gestão de devedores e de financiamento a curto prazo. Cada um destes meios de gestão financeira das empresas podem ser discutidos em detalhe sob os seguintes dirigentes:

Gestão de caixa: servicos de gestão de caixa são oferecidos pelos bancos para os grandes orgãos sociais. Os serviços de gestão de caixa necessários à conceitos gestão financeira empresarial são os seguintes:

1.  Serviços de reconciliação de contas: Fica muito difícil para as empresas manter o controle de cheques que tenham sido compensados e cheques não compensados. Qualquer erro nesta importância não pode projetar a situação de equilíbrio verdadeiro. Para evitar esse problema, os bancos mantêm uma lista de cheques compensados e não compensados. Este processo é conhecido como pagar positiva. Serviços avançados na web: Os serviços online oferecidos por muitos bancos ajudam na especialização em gestão financeira empresarial.
  
2. Serviços de carro blindado: Bancos assumem a responsabilidade de pegar o dinheiro em nome dos grandes varejistas que recolhem volumes de dinheiro enorme.

3. Câmara de compensação automática: Este é um sistema eletrônico usado pelas empresas para pagar os seus empregados.

4. Balnço de Serviços de Relatorio: As empresas se inscrevem nos sites dos bancos que informam a empresa regularmente sobre sua conta e posição de caixa.

5. Contas de varredura: No caso de qualquer fundo em excesso na conta bancária da empresa, o valor extra é deslocado para o fundo do mercado monetário mútuo durante a noite e novamente retorna na manhã seguinte.

6. Contabilidade de balanço zero: Por este sistema, cada loja de uma empresa é dada uma conta específica e dinheiro acumulado de todas essas lojas são transferidos para a conta principal do banco.

Gestão de estoques: gestão de estoques é outro modo de pelo qual a empresa gerencia o inventário para que a produção possa continuar ininterruptamente. Isto é feito através da minimização de novos investimentos em matérias-primas e os custos reordenados de forma a maximizar o fluxo de caixa.

Devedores de gestão: É essencial para a formulação de uma política de crédito adequada, de modo a atrair os clientes. Deve ser concebido de forma a anular qualquer efeito sobre o ciclo de conversão de caixa e os fluxos de caixa pelo aumento de receitas.

Financiamentos de curto prazo: Empréstimos bancários são aproveitados para fins de financiamento de curto prazo.

Gestão dos riscos financeiros: Outro aspecto desta questão é a gestão de riscos corporativos. As seguintes ferramentas são utilizadas para a gestão de riscos financeiros:

1. Futuros: O contrato de futuros é contrato padronizado, que é negociado em uma bolsa de futuros. Ele é projetado para comprar ou vender um ativo subjacente com tempo e data definida. O comprador ou vendedor do contrato de futuros é obrigado a cumprir os termos do contrato.

2. Opções: o contrato de opções é quase o mesmo que o contrato futuro com a ressalva de que o detentor do contrato tem a opção de exercício do contrato. Existem dois tipos de contratos, a chamada opção e a opção de venda. Opções são negociadas através de uma câmara de compensação. O comprador da opção é dito para tomar a posição longa, enquanto o vendedor é considerado a tomar a posição curta.

Banco de Investinmento: Esse é mais um método de gestão financeira empresarial. O papel do banco de investimento é a de emitir e vender títulos no mercado primário, em nome das empresas internacionais. Eles levantam capital para as empresas internacionais por meio de dívida e capital próprio.

Fundos de hedge: Os hedge funds são basicamente os fundos de investimento, que cobram taxa de performance. Os fundos de hedge são diferentes dos fundos mútuos, fundos de pensão e companhias de seguros. Os fudos de hedge podem lidar com os futuros, swaps e outros derivativos.

Private Equity: O private equity é um investimento de capital próprio que não pode ser comercializado nos mercados públicos.Existem diversas categorias de investimento de private equity. São elas:

1. Leveraged Buyout: aquisição alavancada ocorre quando um patrocinador financeiro tem controle sobre o patrimônio da maioria da empresa através do uso de dívida.

2. Venture Capital: os profissionais, institucionalmente apoiados por investidores externos para as empresas novas e emergentes, dão a este tipo de capital de private equity.

3. Crescimento do Capital: O dinheiro que é emprestado ao abrigo da Capital Growth é usado para fins corporativos.

4. Investimento Angel: este é um método de investimento financeiro feito por um indivíduo fora de seus fundos próprios.

5. Mezanino capital: Este é um termo amplo destinado a cobrir o rendimento, sem garantia de alto retorno, subordinados e ações preferenciais.

Esperamos que tenha ficado satisfeito com esse artigo sobre gestão financeira empresarial e acolhida a informação que tiver achado útil.