Gestão Financeira Pessoal

A Gestão Financeira Pessoal é obrigatória no mundo de hoje. Ela fornece os meios de manter o controle de despesas pessoais, dívidas pessoais e, posteriormente, ajuda o cálculo do patrimônio líquido de uma pessoa financeiramente.

A seguir estão algumas das ferramentas utilizadas para gerenciamento financeiro pessoal: folha de Despesa: Elaboração de folha de gastos é a chave para a gestão financeira pessoal. Se um fica com nenhuma economia no final do mês, então a melhor maneira para travar a situação é preparar uma folha de despesas ou fazer um plano de orçamento. A folha de despesas inclui os seguintes elementos:

1. Cálculo do nível de renda: Esta é a soma da renda depois de impostos ou do rendimento disponível, a renda do cônjuge, o rendimento de investimentos, rendas e outras fontes de renda pensão alimentícia se existir.

2. Cálculo de despesas: despesas com supermercado, assistência médica, ajuda com a casa, roupa, equipamentos básicos, de transporte de telefone, móvel e cabo somam as despesas da casa. despesas estilo de vida incluem despesas em livros, jornais, vestuário, cuidados pessoais, entretenimento, viagens, férias, comer fora, e um clube ou academia. Despesas fixas incluem as despesas com aluguel de casa, as taxas de filhos, hipoteca, as parcelas de empréstimo automático, prestações de empréstimo e outros prémios de seguro. Aparelhos domésticos, produtos de linha branca, festivais, as obrigações familiares e afins são incluídos na rubrica de despesas diversas.

Outro aspecto fundamental da gestão financeira pessoal é a gestão da dívida pessoal.

Gestão da Dívida Pessoal: A fim de manter o controle de pagamentos pendentes e evitar cair na armadilha da dívida, uma série de aspectos devem ser considerados. Em caso de empréstimo automático, crédito à habitação, crédito pessoal e empréstimos de outros deve-se levar em conta o empréstimo total, o prazo de amortização, valor mensal, a freqüência de repactuação de juros e do montante do empréstimo já pago. Se alguém quiser saber se alguém deve pagar antecipadamente o empréstimo ou investir e manter o serviço do empréstimo, vários aspectos devem ser levados em conta.

Eles são o montante do empréstimo, prazo de pagamento, parcelas mensais, cálculo de juros, parcelas pagas, parcelas pagas antecipadamente, as taxas pré-pagas, de posse de investimento, os juros, a freqüência de capitalização. Estes aspectos levados em consideração contribuem para calcular o total de empréstimos restantes.

Cálculo do patrimônio líquido de um indivíduo: O patrimônio líquido é calculado pela diferença entre ativos e passivos. Ativos incluem casa, terreno, casa de fazenda, ouro, ações, títulos e debêntures, seguros, depósitos, fundos mútuos, as economias pequenas, fundo de previdência, o montante na conta poupança, o montante em conta corrente, dinheiro em caixa e outros investimentos. O passivo inclui empréstimos para habitação, auto empréstimo, empréstimo pessoal, empréstimo ao consumidor, os outros empréstimos, contas a pagar, cartão de crédito em dívida e outros passivos. Um patrimônio líquido positivo permitiria futuros planos financeiros pessoais.

Há 4 maneiras para melhorar as finanças pessoais.

1. Ensinando crianças sobre gestão do dinheiro para os impedir de fazer qualquer despesa irrelevante.

2. Criando conta poupança visando dias futuros difíceis.

3. Gastando menos em entretenimento. Fazendo isso pode-se reduzir a dívida ruim, assim como aumentar a sua taxa de crédito.

4. Para gerência de dinheiro pessoal para o futuro, deve-se optar por apólices de seguro, o que ajuda a família durante as  emergências.


Esse artigo proveu-lhe essencial informações sobre gestão financeira pessoal. Esperamos que tenha achado a informação de valia.