21.1.18

Gestão Financeira - O que é Gestão Financeira?

A gestão financeira exige planejamento para o futuro de uma pessoa ou uma empresa para assegurar um fluxo de caixa positivo. Ela inclui a administração e manutenção de ativos financeiros. Além disso, o conceitos gestão financeira abrange o processo de identificar e gerenciar riscos.

A principal preocupação da gestão financeira é a avaliação das técnicas de quantificação financeira. Um gestor financeiro olha para os dados disponíveis para avaliar o desempenho das empresas. A Administração Financeira é uma abordagem interdisciplinar que se apóia em contabilidade gerencial e finanças corporativas.

Alguns especialistas referem-se a gestão financeira como a ciência da gestão do dinheiro. O uso primário desta palavra pertence ao mundo das atividades de financiamento. No entanto, a gestão financeira é importante em todos os níveis de existência humana, porque todas as entidades precisam cuidar de suas finanças.

Gestão Financeira: Níveis

Em termos gerais, o processo de gestão administrativa e financeira ocorre em dois níveis. No nível individual, a gestão financeira consiste em adaptar os gastos de acordo com os recursos financeiros de um indivíduo. Indivíduos com o dinheiro excedente ou o acesso ao financiamento investem seu dinheiro para compensar o impacto da tributação e a inflação. Quando não, eles gastam em itens discricionários. Eles precisam ser capazes de tomar as decisões financeiras que são destinadas a beneficiá-los no longo prazo, e ajudá-los a alcançar suas metas financeiras.

Do ponto de vista organizacional, o processo de gestão financeira está associado com o planejamento financeiro e controle financeiro. Planejamento financeiro visa quantificar diversos recursos financeiros disponíveis e planejar o tamanho e cronogramas de dispêndios. O controlo financeiro refere-se ao fluxo de caixa de controle. Arrecadação é a quantidade de dinheiro que entra em uma determinada empresa, enquanto saída é um registro das despesas feitas pela empresa. Gerir esse movimento de fundos em relação ao orçamento é essencial para um negócio.

No nível corporativo, o principal objetivo do processo de gestão das finanças é alcançar os diversos objetivos de uma empresa definidos em um determinado ponto do tempo. As empresas também procuram gerar quantidades substanciais de lucros, após um determinado conjunto de processos financeiros.

Os gerentes financeiros visam aumentar os níveis de recursos à sua disposição. Além disso, eles controlam o funcionamento do dinheiro colocado pelos investidores externos. Proporcionando aos investidores com uma quantidade suficiente de retornos sobre seus investimentos é um dos objetivos que cada empresa tenta alcançar. Eficaz gestão economica financeira garante que isso se torne possível.

Uma forte gestão financeira na arena do negócio requer gerentes para serem capazes de:

* Interpretar os relatórios financeiros, incluindo declarações de rendimentos, lucros e perdas ou P & L, demonstrações de fluxo de caixa e demonstrações do balanço

* Melhorar a alocação de capital de giro nas operações de negócios

* Analisar e ajustar o orçamento financeiro, e de receitas e previsão de custos

* Veja as opções de financiamento para a expansão dos negócios, incluindo tanto o financiamento a longo e a curto prazo;
* Análise da saúde financeira da empresa ou unidade de negócios usando análise da relação, como o rácio de endividamento, o lucro por empregado e do custo ponderado do capital;
* Compreender as várias técnicas usadas nas avaliações de projetos e ativos;
* Aplicar decisões financeiras críticas fazendo uso de técnicas para avaliar se deve continuar com um investimento ou
não;
* Entender valores dos quadros de empresas para negócios, portfólios e ativos intangiveis.

E aqui termina este artigo sobre especialização em gestão financeira. Espero que tenha gostado e achado a informação util.